A Rizotomia por Radiofrequência pode ser o fim das tão incômodas dores na coluna. Além de tratar desgastes em articulações, ela pode ser um excelente tratamento especificamente para a região da lombar.
As dores nas costas podem ser um grande problema para pessoas de todas as idades, tornando tarefas simples do dia a dia difíceis de serem executadas.
Especialmente pessoas mais idosas tendem a sofrer com ela, mas não há um limite de idade para viver um pesadelo doloroso no que diz respeito às costas.
Ao longo dos anos, centenas de soluções foram encontradas para, teoricamente, deixar os dias de angústia de lado. Porém, agora, um novo tratamento – moderno e funcional – tem trazidos os melhores resultados possíveis.
Saiba tudo sobre a Rizotomia por Radiofrequência e entenda de que forma esse procedimento pode aliviar permanentemente as dores nas costas!
Como funciona a Rizotomia por Radiofrequência?
A Rizotomia por Radiofrequência atua por pulsos elétricos e calor. Isso faz com que a região e os nervos conectados à dor sejam queimados por meio de agulhas que são conectadas a eles.
Esse procedimento deve ser executado apenas por profissionais e promete solucionar:
- Dor nas costas;
- Dor nas vértebras;
- Dor no nervo;
- Dor neuropática;
- Dor da faceta articular;
- Dor que não melhorou com infiltração.
Todos esses problemas, segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia , tendem a serem solucionados a curto ou médio prazo, o que faz com que um procedimento minimamente invasivo seja a solução para as dores de milhares de pessoas.
Dores nos nervos
Muitas pessoas não percebem, mas existem diversos casos de dores nas costas sufocantes que podem ser relacionadas aos nervos da região.
Uma vez que a Rizotomia por Radiofrequência atua diretamente sobre esses nervos, as chances de alívio das dores se torna maior. Além disso, ela se mostra mais simples e ágil do que através de outros procedimentos.
Problemas com o nervo ciático são bons exemplos disso. Elas podem impossibilitar a execução das mais diversas funções ao longo do dia, desde a produtividade no trabalho, até simples tarefas em casa.
Por meio da Rizotomia por Radiofrequência, não só encontra-se a solução para dores desse tipo, como também, durante o procedimento, se preserva características de força e sensibilidade relativas aos nervos.
Procedimento na prática
Sabendo que há esperança para aqueles que sofrem com dores nas costas, é interessante compreender como funciona o procedimento na prática.
Inicialmente, o paciente se deita de bruços. Todos os dados vitais necessários para um procedimento seguro serão monitorados por meio de tecnologia. Em seguida, é realizada a sedação do paciente.
As agulhas são, então, inseridas na região e, sem cortes, o tratamento é feito por meio de pulsos elétricos. Com duração de 45 minutos, é possível até mesmo que o paciente converse com o médico e seja informado sobre tudo que está acontecendo durante o procedimento.
Após sua finalização, o paciente já está liberado para ir para casa, sem a necessidade de internação ou monitoramento posterior.
Busque um profissional
Apesar de comuns, as dores nas costas podem acontecer pelos mais diversos motivos.
Isso torna fundamental a busca por um profissional especialista no assunto antes que seja tomada qualquer decisão referente ao tratamento.
Uma das mais recentes soluções sugeridas é a Rizotomia por Radiofrequência . Sabendo tudo sobre ela, não deixe de conversar com um especialista sobre a possibilidade de realizá-la para buscar o alívio que você merece!
The post Rizotomia por Radiofrequência appeared first on Dr Fernando Sanchez.
Dr. Fernando Sanchez
Ortopedista Especialista em Coluna em São Paulo
- Médico pela Faculdade de Medicina (FM) da Universidade de São Paulo (USP);
- Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia pelo Instituto de Ortopedia e Traumatologia (IOT) do Hospital das Clínicas (HC) da FM-USP;
- Médico Preceptor dos Residentes do IOT-HCFMUSP e da Graduação da FM-USP;
- Médico Contratado Hospital Israelita Albert Einstein;