Infiltração na Coluna

Infiltração na Coluna

Pode ser ideal para agregar maior alívio aos sintomas de dores que são provocados por meio da sua movimentação – tais efeitos podem ser definitivos ou temporários.


Vantagens da Infiltração na Coluna


Além disso, as vantagens desse método podem ser vitais para contribuir com o diagnóstico do médico, que poderá identificar assertivamente a estrutura que pode estar acarretando dor ao paciente.


O lado bom da sua realização é que outras metodologias mais agressivas podem ser amplamente evitadas, e por meio da identificação da estrutura responsável pela dor, determinados bloqueios ou tratamentos mais invasivos podem ser melhor definidos.


É possível ainda considerar outros procedimentos minimamente invasivos, como no caso dos tratamentos orientados por radiofrequência – em alguns casos, eles podem ser devidamente indicados.


Infiltração na coluna – Entenda sobre o bloqueio de raiz nervosa

O bloqueio de raiz nervosa consiste em um tipo especial de Infiltração na Coluna que deve e precisa ser realizado por um médico especialista. O intuito desse método consiste em amenizar os sintomas de dor neuropática.


Essas dores podem ser acarretadas por uma inflamação ou até mesmo em detrimento de uma compressão junto ao nervo.


Pacientes que recebem o bloqueio de raiz nervosa podem procurar ajuda especializada por conta dos sintomas de dores na perna.


Nesse caso, a infiltração pode ser ideal para proporcionar um maior alívio desse sintoma incomodo, mesmo que isso se dê de forma temporária!

Em geral, o método tende a durar uma média de 20 minutos aproximadamente, onde o paciente deverá deitar-se de barriga para baixo e receberá uma anestesia local (essa injeção é feita na pele das costas).


Além disso, recorre-se ao uso de uma técnica especial de raio-X, que ajudará a facilitar a inserção de uma agulha bem fina nas costas até a região onde está a raiz nervosa inflamada.


Será preciso ainda injetar contraste para poder certificar que a agulha está no ponto da inflamação. Isso pode causar uma leve dor na perna, e o médico pode indicar uma pequena dose de solução anestésica com anti-inflamatório.

A infiltração na coluna é um procedimento doloroso?

Antes que seja feita a introdução da agulha de forma que ela chegue até a coluna, é realizada uma anestesia local na pele. Isso é feito com uma agulha muito fina que geralmente dói bem menos do uma anestesia aplicada pelo dentista.


Além disso, a região da própria infiltração acaba ficando amortecida por um determinado prazo de tempo – geralmente apenas algumas horas depois de realizado o procedimento.


É tudo muito tranquilo, tanto que grande parte dos pacientes até mesmo pode trabalhar no dia seguinte ao procedimento sem qualquer receio de sentir dores ou outro sintoma incomodo.


Pode ser que alguns pacientes sintam sim um pouco de desconforto e ainda dores na região onde foi feita a infiltração na coluna.


Nesses casos específicos será recomendado que o paciente faça repouso no dia seguinte. Na realidade, a resposta sobre esse aspecto poderá variar de acordo com as causas associadas à dor.


Isso ainda envolve o sucesso do próprio procedimento e ainda determinadas características individuais.

Há efeitos colaterais, contraindicações ou riscos associados ao procedimento?


Essa é uma dúvida bastante recorrente, mas vale salientar que a Infiltração na Coluna é um procedimento altamente seguro e muito raramente se identificam efeitos colaterais!


Além disso, quase todas as pessoas podem se submeter a esse procedimento, sendo que há apenas algumas poucas contraindicações consideradas relativas.


Elas podem ser amplamente manejadas – são casos como problemas de coagulação, diabetes descompensado, doenças cardíacas, glaucoma ou gravidez.


Outro ponto de alerta são pacientes que além da dor apresentem algum comprometimento de caráter neurológico como perda de força ou até mesmo uma perda substancial da sensibilidade.


Tais casos podem ser considerados reflexos de outras cirurgias anteriores realizadas na coluna, que podem acabar prejudicando os bloqueios.



Diante disso, a melhor indicação é que a equipe responsável promova uma análise sobre esse histórico, com apoio de um neurologista ou até mesmo o cirurgião de coluna.

Eficiência e Segurança

Como ficou evidente até aqui, a Infiltração na Coluna é um procedimento não somente eficiente como também de grande segurança, sendo uma medida poderosa para contribuir com o bem estar de diversos pacientes!


A Infiltração na Coluna deve ser um método avaliado por médicos especialistas no assunto, que serão responsáveis por fazer uma análise completa de cada paciente e seus sintomas!

Um homem de camisa branca e gravata está segurando um modelo de coluna vertebral
Share by: