Tumores ósseos primários ou metástases na coluna
Os tumores ósseos primários ou metástases na coluna são condições que merecem atenção e tratamento especializado.
Entendendo mais sobre o assunto
A coluna vertebral é a região do corpo na qual os tumores ósseos se localizam com maior frequência. Estes tumores podem ser primários ou provenientes de uma metástase.
Os tumores primários são aqueles que se formam no próprio osso da coluna pela transformação das células locais e são mais raros.
Apesar disso, quando ocorrem podem ser benignos ou malignos. Os tumores benignos são aqueles que se mantêm fixos no local enquanto os malignos têm capacidade de invadir outras regiões da própria coluna e do corpo.
Na grande maioria dos casos, os tumores que encontramos na região são provenientes de uma metástase, ou seja, de um tumor maligno que se desenvolveu em outros órgãos e se espalhou para a coluna.
Vale destacar que os tumores ósseos ou metástases na coluna podem gerar sintomas que se assemelham a outras patologias, dessa maneira, eles podem ser de difícil diagnóstico.
Causas dos tumores ósseos primários ou metástases na coluna
O câncer é uma doença com forte teor hereditário. Além disso, pode ocorrer por diversos motivos, como por exemplo:
Vale ressaltar que os tipos de câncer que mais frequentemente geram metástases na coluna são os de próstata, mama, pulmão, tireóide e rins.
Em linhas gerais, acredita-se que as metástases de coluna dorsal têm sua origem, principalmente, na mama e no pulmão, enquanto as de coluna lombar, na próstata e nos rins.
Quais são os sintomas dos tumores na coluna?
A dor é o principal sintoma dos tumores na coluna. Normalmente, ela não está associada à prática de nenhuma atividade e é sentida, inclusive, no repouso.
Além disso, o paciente poderá sentir outros sintomas, por exemplo:
No entanto, existem casos nos quais os tumores na coluna são assintomáticos, o que retarda e dificulta o diagnóstico.
Como fazemos o diagnóstico e o tratamento?
O diagnóstico de tumores na coluna demanda uma equipe multidisciplinar formada por profissionais como oncologista clínico, ortopedista especialista em coluna, radiologista, dentre outros.
Inicialmente, realizamos uma análise do histórico do paciente e exame físico e, conforme necessidade, solicitamos exames de imagem (radiografia, ressonância magnética, tomografia computadorizada e angiografias seletivas), exames laboratoriais e biópsia (quando indicada).
Além disso, podemos solicitar exames neurofisiológicos para avaliar as lesões de estruturas nervosas.
O diagnóstico de qualidade permite que a equipe responsável faça o devido planejamento do melhor tratamento para o paciente.
Então, o tratamento dos tumores ósseos ou metástases na coluna dependerá de fatores como a localização do tumor, o quadro clínico e neurológico do paciente.
Atualmente, existem diversas opções e combinações de tratamentos que podemos adotar, sendo os principais:
Além disso, em alguns casos será necessário fazer uma intervenção cirúrgica na coluna, principalmente nas seguintes situações:
A técnica cirúrgica a ser utilizada irá depender de uma avaliação completa e rigorosa do quadro do paciente e irá variar conforme cada caso.
O mais importante é contar com o auxílio de profissionais capacitados e iniciar o tratamento o mais rápido possível.
Por isso, nunca ignore dores e incômodos na coluna. Procure um médico especialista para te auxiliar.
Dr. Fernando Sanchez é Médico Ortopedista formado pela Faculdade de Medicina da USP e especialista em cirurgias e tratamentos específicos da coluna vertebral.
Rua Cubatão, 86 - Paraíso
4º andar - CJ 404
São Paulo
SP, 04013-000
Dr. Fernando Barbosa Sanchez | CRMSP 168375 RQE 76647 | Este site obedece as orientações do Conselho Federal de Medicina e do Código de Ética Médica, que proíbe a apresentação de fotos de pacientes, resultados ou procedimentos. As informações nele contidas podem variar conforme cada caso e representam apenas uma ideia genérica do atual estágio das técnicas apresentadas, não substituindo, em hipótese alguma, uma consulta médica tradicional e muito menos representando promessas de resultados.