Fraturas e luxações na coluna
A fratura ou luxação na coluna são condições que costumam causar dor forte e repentina e demandam atenção e tratamento especializado.
O que é a fratura ou a luxação na coluna?
Nossa coluna é formada por 33 vértebras, estruturas ósseas sobrepostas e intercaladas por discos vertebrais.
Os discos vertebrais são estruturas em forma de anel constituídas por tecido cartilaginoso e elástico cuja função é evitar o atrito entre uma vértebra e outra, bem como amortecer o impacto na coluna.
As vértebras e os discos mantêm-se na posição correta devido a presença dos ligamentos, estruturas fibrosas que possibilitam a estabilidade da coluna.
Neste ponto, é preciso entendermos a diferença entre a fratura e a luxação da coluna.
Fratura da coluna
A fratura da coluna ocorre quando uma ou mais vértebras (parte óssea da coluna) fratura ou fragmenta.
A gravidade de cada caso vai depender da localização da fratura e da deformidade que ela causou.
Na grande maioria dos casos podemos tratar as fraturas sem cirurgias e elas evoluem favoravelmente. No entanto, pode ocorrer da fratura provocar problemas mais sérios, como instabilidade local ou danos neurológicos.
Luxação da coluna
A luxação da coluna ocorre quando há o deslocamento de uma vértebra da sua posição natural causando uma perda do alinhamento da coluna.
Além disso, na grande maioria dos casos a luxação causa uma ruptura dos ligamentos da coluna, bem como fraturas vertebrais.
Ou seja, pode ocorrer da coluna sofrer uma fratura e luxação ao mesmo tempo, mas isso não é mandatório.
A luxação da coluna causa instabilidade, o que impossibilita o paciente de fazer movimentos corriqueiros.
Causas da fratura e luxação da coluna
Tanto as fraturas como as luxações da coluna têm como causas principais a ocorrência de traumas ou sobrecarga da região.
Ou seja, podem ocorrer devido a quedas, acidentes automobilísticos, movimentos bruscos ou excessivos, ou qualquer trauma que o paciente venha a sofrer que force a coluna.
Além disso, pode ocorrer dos ossos quebrarem devido a uma perda óssea causada, principalmente, pela osteoporose.
Nestes casos, as lesões costumam acontecer com movimentos simples de baixar e fletir o tronco.
Existem alguns fatores de risco para a perda óssea, como por exemplo, idade avançada, menopausa, câncer, hipertireoidismo e uso prolongado de corticosteróides.
E quais são os sintomas?
Os sintomas da fratura e luxação na coluna irão depender de muitos fatores, por exemplo, a região da vértebra afetada, se houve inflamação local e se ocorreu compressão de estruturas vasculares ou nervosas.
No geral, o principal sintoma tanto da fratura como da luxação é a dor aguda e repentina na coluna.
Além disso, o paciente pode sentir:
Assim, ao sentir esses sintomas é essencial procurar um médico especialista para avaliar a causa do problema.
Como fazemos o diagnóstico e o tratamento
O diagnóstico inicia a partir da análise da história do paciente, bem como da realização de um exame físico detalhado.
Ao suspeitar de fratura ou luxação da coluna, solicitamos exames complementares, como radiografia, tomografia computadorizada ou ressonância magnética para confirmar o diagnóstico e avaliar o grau da lesão.
Assim, podemos definir qual o tratamento mais adequado para cada caso.
O tratamento vai variar conforme o local e grau da lesão, bem como a condição clínica do paciente.
Tanto para a luxação como para a fratura podemos adotar um tratamento conservador, que muitas vezes é suficiente.
Para tal, indicamos a imobilização através do uso de coletes, administramos medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos e recomendamos o repouso. Além disso, podemos indicar a fisioterapia em algumas situações.
Para casos mais graves com grande instabilidade ou nos quais ocorreram danos na medula, ligamentos e nervos, indicaremos a cirurgia.
Atualmente, existem diversas técnicas cirúrgicas que podemos adotar, muitas minimamente invasivas. A grande maioria das cirurgias apresentam excelentes resultados com um índice mínimo de complicações.
Então, saiba que quanto antes você iniciar o tratamento para fraturas e luxações na coluna, maiores as chances de sucesso.
Não deixe de procurar um ortopedista especialista ao sentir dores e incômodos na região.
Dr. Fernando Sanchez é Médico Ortopedista formado pela Faculdade de Medicina da USP e especialista em cirurgias e tratamentos específicos da coluna vertebral.
Rua Cubatão, 86 - Paraíso
4º andar - CJ 404
São Paulo
SP, 04013-000
Dr. Fernando Barbosa Sanchez | CRMSP 168375 RQE 76647 | Este site obedece as orientações do Conselho Federal de Medicina e do Código de Ética Médica, que proíbe a apresentação de fotos de pacientes, resultados ou procedimentos. As informações nele contidas podem variar conforme cada caso e representam apenas uma ideia genérica do atual estágio das técnicas apresentadas, não substituindo, em hipótese alguma, uma consulta médica tradicional e muito menos representando promessas de resultados.