Entenda a estenose do canal vertebral
A estenose do canal vertebral é uma doença que pode trazer muitos desconfortos ao paciente, como dor, formigamento e dificuldade de movimentação.
Estenose do canal vertebral
A estenose do canal vertebral é uma doença que pode trazer uma série de desconfortos ao paciente, como dor, formigamento e dificuldade de movimentação.
Assim, para entender melhor esta patologia é preciso compreender um pouco mais sobre a estrutura da coluna.
A coluna vertebral é uma estrutura resistente e flexível composta por 33 vértebras, que são estruturas ósseas sobrepostas e intercaladas por discos vertebrais.
As vértebras possuem uma cavidade que chamamos de forame vertebral, por onde passam os nervos espinhais que saem da medula espinhal.
A estenose de canal vertebral é uma doença degenerativa dos discos intervertebrais com consequente estreitamento do canal vertebral.
Então, como consequência deste estreitamento pode ocorrer a compressão dos nervos que passam no canal ou até mesmo da medula.
No geral, esta é uma doença associada ao envelhecimento que, com o aumento da expectativa de vida da população, tende a ocorrer com maior frequência.
Causas da Estenose do Canal Vertebral
Como dissemos, a principal causa da estenose do canal vertebral é degenerativa e ocorre graças ao desgaste das estruturas da coluna vertebral.
No entanto, eventualmente, esta alteração pode ocorrer em pacientes mais jovens devido a uma série de fatores, por exemplo:
Além disso, a estenose vertebral pode ocorrer em toda a coluna e vai apresentar sintomas distintos de acordo com seu local de ocorrência (coluna cervical, dorsal ou lombar).
Sintomas da doença
Quando o paciente sofre o estreitamento do canal vertebral, isso poderá pressionar as raízes nervosas e a medula espinhal, o que irá causar dor e outros incômodos.
Então, de acordo com a porção da coluna afetada, os sintomas irão variar:
Estenose cervical
Estenose dorsal
Estenose lombar
Como fazemos o diagnóstico e o tratamento da Estenose do Canal Vertebral?
O diagnóstico da estenose é realizado pelo ortopedista e inicia no consultório através da história do paciente e do exame físico.
Além disso, quando necessário, solicitamos também a realização de exames de imagem, como a ressonância nuclear magnética, tomografia e eletroneuromiografia.
O tratamento poderá ser conservador para aliviar os sintomas de dor e contemplará, por exemplo:
No entanto, caso os sintomas não melhorem com este tratamento, podemos indicar a realização de cirurgia de descompressão com intuito de ampliar o espaço do canal espinhal, aliviando, assim, a compressão do nervo e grande parte dos sintomas.
Cada cirurgia será individualizada sendo muitas vezes necessário reparar também a possível causa do estreitamento do canal. Por exemplo, podemos fazer a remoção de porções das vértebras, retirar o abaulamento de discos e manter a altura discal com espaçadores e fixar a coluna para estabilizar.
O ideal será sempre contar com um médico ortopedista especialista em coluna de modo a analisar com cautela o caso do paciente e, assim, indicar o melhor tratamento para a doença.
Dr. Fernando Sanchez é Médico Ortopedista formado pela Faculdade de Medicina da USP e especialista em cirurgias e tratamentos específicos da coluna vertebral.
Rua Cubatão, 86 - Paraíso
4º andar - CJ 404
São Paulo
SP, 04013-000
Dr. Fernando Barbosa Sanchez | CRMSP 168375 RQE 76647 | Este site obedece as orientações do Conselho Federal de Medicina e do Código de Ética Médica, que proíbe a apresentação de fotos de pacientes, resultados ou procedimentos. As informações nele contidas podem variar conforme cada caso e representam apenas uma ideia genérica do atual estágio das técnicas apresentadas, não substituindo, em hipótese alguma, uma consulta médica tradicional e muito menos representando promessas de resultados.