Não importa idade, nível de condicionamento físico ou capacidade atlética, todos experimentam dores nas costas em algum momento da vida. Com sorte, a dor nas costas resulta de simples tensão muscular, mas em outros casos, pode estar relacionado a doenças da coluna.
Normalmente, essas condições nas costas e na coluna se desenvolvam após uma lesão na coluna cervical (vértebra, disco, cartilagem e tecidos moles ao redor).
É importante que ao notar os sintomas de doenças da coluna o paciente procure por um profissional especializado. O ortopedista poderá avaliar as causas com cautela e precisão, fornecendo a melhor solução para o problema.
Lesões também podem causar distúrbios da coluna vertebral. Condições graves da coluna vertebral podem se desenvolver após uma lesão traumática, como uma fratura da coluna vertebral.
Outras doenças da coluna podem envolver malformação da coluna vertebral presente desde o nascimento ou que se desenvolve na infância. Por exemplo, algumas crianças desenvolvem costas arredondadas ou cifose. Isso pode causar má postura e dor nas costas.
Uma curvatura de 10 graus é considerada anormal por especialistas em coluna ortopédica. Quando as costas se curvam verticalmente na forma de “S” ou “C”, a condição da coluna é chamada escoliose.
Muitas pessoas consultam seus médicos para lombalgia , principalmente se ela se repetir com frequência ou persistir por um longo período de tempo. A dor na região lombar pode ser causada por levantar algo pesado, torcer desajeitadamente, cair de costas ou sofrer um golpe direto durante o esporte.
Em alguns casos, a dor lombar está relacionada a um problema com os discos entre as vértebras. O tecido do disco pode ser rasgado e desgastado com a idade. Uma hérnia de disco fica espremido entre os ossos da coluna, às vezes esbarrando e pressionando dolorosamente os nervos do canal medular.
A pressão nos nervos ao longo da coluna vertebral pode resultar em dormência ou dor nas pernas (estenose espinhal) ou dor na região lombar irradiada para membros inferiores (ciática).
Todas essas condições da coluna vertebral e muitas outras causas comuns de dor nas costas podem ser efetivamente tratadas por especialistas em ortopedia .
Os médicos combinam ampla experiência com ferramentas avançadas de diagnóstico por imagem e instalações hospitalares bem equipadas para desenvolver o melhor programa de tratamento da coluna vertebral para cada paciente.
Cuidados no dia a dia podem ajudar a aliviar a dor e demais sintomas, melhorando a qualidade de vida e em alguns casos prevenindo o desenvolvimento da condição e o aparecimento de consequências mais graves ou permanentes.
Os procedimentos não cirúrgicos de tratamento da coluna podem fornecer excelentes resultados em muitos casos, enquanto outros podem se beneficiar da cirurgia ortopédica da coluna.
As opções de tratamento podem incluir procedimentos minimamente invasivos para recuperação e reabilitação rápidas. É importante consultar um especialista em coluna para diagnosticar doenças da coluna e encontrar o melhor, mais seguro e mais eficaz tratamento.
The post Principais Doenças da Coluna appeared first on Dr Fernando Sanchez.
Dr. Fernando Sanchez é Médico Ortopedista formado pela Faculdade de Medicina da USP e especialista em cirurgias e tratamentos específicos da coluna vertebral.
Rua Cubatão, 86 - Paraíso
4º andar - CJ 404
São Paulo
SP, 04013-000
Dr. Fernando Barbosa Sanchez | CRMSP 168375 RQE 76647 | Este site obedece as orientações do Conselho Federal de Medicina e do Código de Ética Médica, que proíbe a apresentação de fotos de pacientes, resultados ou procedimentos. As informações nele contidas podem variar conforme cada caso e representam apenas uma ideia genérica do atual estágio das técnicas apresentadas, não substituindo, em hipótese alguma, uma consulta médica tradicional e muito menos representando promessas de resultados.