A lombalgia, trata-se de um sintoma e pode ser definida como uma dor na região lombar, essa região fica mais embaixo da coluna, perto da bacia.
Tal dor pode ser intensa e se estender para a região das nádegas. Além disso, alguns pacientes com lombalgia aguda apresentam ciática, uma dor que irradia para o território de uma raiz nervosa lombar, podendo trazer dificuldades para andar e formigamento.
As lombalgias podem ser classificadas de acordo com a duração em agudas e crônicas. A lombalgia aguda dura entre quatro a seis semanas, a lombalgia crônica tem duração superior a 12 semanas.
Sabe-se que cerca de 80% das pessoas sofrerá com esses sintomas em algum momento. A forma crônica pode acontecer em qualquer idade e pode afetar bastante a vida do indivíduo, inclusive com relação ao trabalho.
Lombalgia – Causas
Não é possível fazer generalizações e apontar quais as causas com convicção, pois cada paciente possui sua história clínica e particularidades, porém, as causas mais comuns que chegam no consultório, são:
- Má postura;
- Algum tipo de inflamação ou infecção;
- Fraturas e lesões;
- Variados problemas na coluna, como por exemplo, hérnia de disco;
- Artrose (caracterizada pelo desgaste da cartilagem das articulações);
- Pessoas sedentárias, que não praticam nenhuma atividade física e passam por um episódio de grande esforço muscular;
- Movimentos repetidos por conta do trabalho sem os devidos cuidados.
Além disso, não é incomum que a lombalgia acontece depois de um episódio intenso de estresse e ansiedade, por vezes, até mesmo casos depressivos apresentam essa condição.
Tratamento da Lombalgia
Ao procurar o especialista para o diagnóstico correto da lombalgia, é comum que exames como radiografias e ressonâncias sejam necessários para uma melhor avaliação.
É importante entender a causa, até como forma de prevenção . Em casos de dores intensas remédios como analgésicos e anti-inflamatórios podem ser prescritos.
Existem ainda casos onde a cirurgia se faz necessária, mas isso não é tão comum, indicando uma maior gravidade da situação em questão.
O paciente precisa adotar algumas medidas para prevenção de um quadro pior e para as crises de dor, entre as alternativas, temos:
- Fazer exercícios físicos de forma regular, com reforço muscular orientado;
- Mudar a postura durante as atividades do dia – a – dia, especialmente no ambiente de trabalho por ocupar grande parte do dia. Em casos onde a postura está extremamente errada o RPG pode ser indicado;
- Investir em um bom colchão para noites de sono melhores;
- Fazer fisioterapia do tipo preventiva.
Portanto, começar mudando pequenos hábitos podem ajudar a minimizar os efeitos da condição e evitar possíveis complicações.
The post Lombalgia – Sintoma, causas e tratamentos appeared first on Dr Fernando Sanchez.
Dr. Fernando Sanchez
Ortopedista Especialista em Coluna em São Paulo
- Médico pela Faculdade de Medicina (FM) da Universidade de São Paulo (USP);
- Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia pelo Instituto de Ortopedia e Traumatologia (IOT) do Hospital das Clínicas (HC) da FM-USP;
- Médico Preceptor dos Residentes do IOT-HCFMUSP e da Graduação da FM-USP;
- Médico Contratado Hospital Israelita Albert Einstein;