O trabalho home office é a realidade de muitos brasileiros que tiveram seus postos de trabalho preservados mesmo diante ao Coronavírus. Trabalhar em casa é uma opção de continuar produzindo mesmo em isolamento social.
É preciso uma série de adaptações, com relação a produtividade, horários de trabalho e até mesmo controle da ansiedade durante o período. Mas além de tudo isso, é preciso tomar cuidado com a nossa coluna, a primeira a sofrer como consequência do home office.
A estrutura de trabalho é diferente da empresa, detalhes como a cadeira podem acabar fazendo toda a diferença, o sedentarismo e ficar muito tempo imóvel são outros fatores que podem prejudicar a saúde da coluna.
Estima – se que as dores podem acontecer logo nos primeiros dias, por isso é importante pensar em formas de como trabalhar em casa sem prejudicar o seu corpo.
Se você está aproveitando o home office para trabalhar na cama ou no sofá, saiba que isso não é o ideal e essa atitude precisa ser modificada pelo bem da sua coluna e para evitar problemas futuros.
Comece trabalhando sempre em uma mesa, os cotovelos devem ficar flexionados, os antebraços apoiados sobre o tampo. A cadeira deve ser escolhida com cuidado, se houve essa possibilidade e tenha um apoio para os pés, caso seja de baixa estatura.
A sua coluna e o seu pescoço devem estar sempre eretos, tente colocar lembretes na tela do computador para ir conferindo durante o dia.
Outra dica é ajustar a altura do monitor para que a porção superior da tela permaneça na altura da sua linha visual. No caso de notebook, dê uma improvisada com livros embaixo dele para que fique na linha do seu olho.
Ainda em casos de notebook tente utilizar mouse e teclado, isso vai auxiliar na postura correta.
É importante ainda tentar monitorar a inclinação do pescoço, o ideal é evitar que ele se aproxime do peito, já que tal posição pode gerar tensões nos ombros e na região das costas.
Mesmo que por tempo determinado, a má postura no home office pode trazer maiores consequências além da dor, existe maior possibilidade de hérnias de disco, por exemplo.
Marque o seu tempo de trabalho e a cada duas hora tente fazer uma parada para alongar o seu corpo. O ideal é alongar braços, pernas, pescoços e mãos.
Como mencionado, o alongamento é uma parte importante para evitar dores e possíveis consequências de ficar tanto tempo sentado e na mesma posição.
Os alongamentos devem ser iniciados até sentir certa tensão, o ideal é ficar por cerca de 20 segundos em cada posição, depois desse tempo deixe o seu corpo relaxar um pouco e volte para a posição inicial.
Tenha atenção aos movimentos, eles devem ser feitos de forma lenta e suave .
A respiração é um processo também fundamental, quando se respira fundo aumenta – se o relaxamento muscular, assim, a respiração dá o ritmo ao exercício que você está fazendo.
Por fim, respeite seus limites, o alongamento é algo para te ajudar e não para causar lesões nos seus músculos e / ou tendões. No primeiro dia vai ser mais difícil, mas aos poucos você vai ganhando flexibilidade.
The post Especial home office: Como trabalhar em casa sem prejudicar a coluna appeared first on Dr Fernando Sanchez.
Dr. Fernando Sanchez é Médico Ortopedista formado pela Faculdade de Medicina da USP e especialista em cirurgias e tratamentos específicos da coluna vertebral.
Rua Cubatão, 86 - Paraíso
4º andar - CJ 404
São Paulo
SP, 04013-000
Dr. Fernando Barbosa Sanchez | CRMSP 168375 RQE 76647 | Este site obedece as orientações do Conselho Federal de Medicina e do Código de Ética Médica, que proíbe a apresentação de fotos de pacientes, resultados ou procedimentos. As informações nele contidas podem variar conforme cada caso e representam apenas uma ideia genérica do atual estágio das técnicas apresentadas, não substituindo, em hipótese alguma, uma consulta médica tradicional e muito menos representando promessas de resultados.