Hoje, eu falarei um pouco a respeito de fraturas e luxações na parte da coluna, que nada mais são do que lesões que acontecem com mais frequência em pacientes mais jovens.
As causas mais comuns dessas fraturas são acidentes com veículos motorizados ( especialmente motocicletas ), quedas, acidentes de mergulho e ferimentos provocados por projéteis de fogo e esportes. Em grande parte dos casos, há um diagnóstico tardio devido a negligência num primeiro momento e pode ser confundido com outras patologias posteriormente.
Fraturas e Luxações na Coluna – Diagnóstico
O diagnóstico correto deve ser feito por meio de um exame físico geral e de uma avaliação neurológica completa. Uma tomografia computadorizada, por exemplo, também é um ótimo exame para detectar esse problema, bem como uma ressonância magnética, que permite fazer uma avaliação mais detalhada dos discos intervertebrais.
Uma lesão incompleta da coluna é aquela que permite que, pelo menos, alguma função motora ou sensitiva seja preservada, ao contrário de uma lesão completa, em que essas funções ficam totalmente comprometidas.
Considerando as luxações elas tendem a ser mais graves que fraturas na coluna vertebral e geram um deslocamento que na coluna cervical e dorsal acometem a medula espinhal e na coluna lombar acomete as raízes nervosas.
Dr. Fernando Sanchez
Ortopedista Especialista em Coluna em São Paulo
- Médico pela Faculdade de Medicina (FM) da Universidade de São Paulo (USP);
- Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia pelo Instituto de Ortopedia e Traumatologia (IOT) do Hospital das Clínicas (HC) da FM-USP;
- Médico Preceptor dos Residentes do IOT-HCFMUSP e da Graduação da FM-USP;
- Médico Contratado Hospital Israelita Albert Einstein;