Você já ouviu falar que, conforme ficamos mais idosos, vamos encolhendo?
Este é um processo natural do envelhecimento que está relacionado com a nossa coluna vertebral.
A coluna possui 23 discos intervertebrais que são comprimidos ao longo do dia devido peso do corpo e perdem uma parte de seu fluido interno. Quando dormimos, estes discos reabsorvem o fluido e recuperam seu formato original.
Então, a primeira curiosidade é que, ao longo do dia, perdemos um pouco da nossa altura e ficamos mais baixos e, quando repousamos, recuperamos esta altura!
Porém, conforme a idade chega, esta regeneração ocorre de maneira reduzida, fazendo com que os discos percam sua altura ao longo do tempo.
Além disso, os ossos da coluna também sofrem alterações e desgastes, gerando uma redução no tamanho das vértebras.
Esses fatores podem fazer com que uma pessoa perca até 5 cm de sua altura ao longo da vida. Porém, é importante estar atento, pois reduções bruscas na altura podem indicar problemas de saúde, como a osteoporose.
Para envelhecer de forma saudável e manter a vitalidade dos músculos e da coluna será importante praticar exercício físico regularmente e ter uma dieta rica em vitamina D e cálcio.
Porém, esteja tranquilo e aceite com bom humor as mudanças que a idade trará ao seu corpo. Isso significa que você está envelhecendo de forma saudável e aproveitando tudo que a vida tem para lhe oferecer!
Como você tem lidado com o envelhecimento? Numa boa ou com algumas preocupações?
Informações retiradas de artigo científico publicado no Journal of Biomechanics 38 (2005) 1972–1983.
Dr. Fernando Sanchez
Ortopedia e Cirurgia da Coluna
CRMSP 168375 | RQE 76647
#coluna #ortopedia #traumatologia #envelhecimento #idade #idoso #tratamentos #saopaulo
Dr. Fernando Sanchez é Médico Ortopedista formado pela Faculdade de Medicina da USP e especialista em cirurgias e tratamentos específicos da coluna vertebral.
Rua Cubatão, 86 - Paraíso
4º andar - CJ 404
São Paulo
SP, 04013-000
Dr. Fernando Barbosa Sanchez | CRMSP 168375 RQE 76647 | Este site obedece as orientações do Conselho Federal de Medicina e do Código de Ética Médica, que proíbe a apresentação de fotos de pacientes, resultados ou procedimentos. As informações nele contidas podem variar conforme cada caso e representam apenas uma ideia genérica do atual estágio das técnicas apresentadas, não substituindo, em hipótese alguma, uma consulta médica tradicional e muito menos representando promessas de resultados.