Layout do blog

Doença Degenerativa do Disco

admin • 20 de outubro de 2019
Agende Via WhatsApp

A doença degenerativa do disco é uma das maiores causadoras de dores na região da lombar.

Considerada uma consequência natural em razão do envelhecimento, a doença degenerativa do disco , até certo ponto, pode atingir todo ser humano. 

O disco intervertebral é liso e hidratado quando nascemos, e conforme o passar do tempo, a estrutura do disco vai apresentando marcas e ficando ressecado, assim como a pele, que com o passar do tempo vai apresentando rugas.

Hoje existem opções de tratamento para a doença degenerativa do disco – alguns minimamente invasivos – que podem ajudar como alívio das dores.

Como acontece a doença degenerativa do disco

A doença degenerativa do disco acontece porque quando a gente envelhece, os discos intervertebrais tendem a perder a flexibilidade, a elasticidade e a capacidade de absorver os choques. 

O anel fibroso, que são fibras que ‘protegem’ o disco, fica mais frágil e pode ser rasgado com mais facilidade.

Paralelo a isso, o núcleo pulposo (centro gelatinoso do disco) começa a ficar menos hidratado.

A combinação de tudo isso associada a dor é o que caracteriza a doença degenerativa do disco .

Sinais / Sintomas da doença degenerativa do disco

A doença degenerativa do disco geralmente causa dores e é variável de pessoa para pessoa. Ela pode causar vários sintomas e dependendo de onde o disco degenerado estiver localizado pode apresentar:

  • Dor nas costas
  • Dor que irradia para perna
  • Dor na região cervical (pescoço)
  • Dor que irradia pelo braço

Os sintomas são oriundos dos discos desgastados, que por si só pode ser uma fonte de dor. O desgaste dos discos causa o que se chama de perda da altura discal, que por consequência diminui o espaço disponível para as raízes nervosas, tornando toda a coluna lombar mais rígida, ou seja, menos flexível, resultando em dores e eventuais ‘travamentos’ ao final do dia.

Muitas pessoas ao acordarem ou depois de um trabalho em uma posição não natural, agachado, por exemplo, ao se levantar pode ficar com o tronco torto, o que nem sempre pode ser sinal de colchão ruim ou uma posição desconfortável. Isso já pode ser um indício da doença degenerativa do disco .

Entretanto, há algumas pessoas que desenvolvem a alterações degenerativas do disco , mas não apresentam sintomas ou sinais. Somente através de exames (ex: ressonância) é que se pode determinar uma hérnia discal ou alguma alteração degenerativa na coluna vertebral e canais estreitos.

Como se diagnostica uma doença degenerativa do disco?

Existem alguns passos para se diagnosticar uma doença degenerativa do disco . Geralmente o paciente relata as dores ao médico, que por sua vez faz alguns questionamentos para entender a situação. Perguntas sobre dormência, formigamento ou fraqueza são as mais comuns.

Depois é realizado um exame físico completo, onde o médico verifica:

  • A flexibilidade das costas;
  • O grau de amplitude dos movimentos; e
  • A presença de eventuais sinais que podem sugerir que as raízes nervosas estão sendo afetadas pelas alterações degenerativas no seu entorno.

Essa verificação, na maioria dos casos, envolve testar a força muscular e os reflexos, com o intuito de ter a certeza de que estão funcionando normalmente.

Além do questionário e do exame físico, uma série de exames como raios-x e ressonância magnética podem ser solicitados para ajudar no diagnóstico da doença degenerativa do disco . Esses exames são capazes de mostrar o estreitamento dos espaços entre os corpos vertebrais, que podem gerar a dor, ou a situação dos discos.

Em outras situações podem ser necessária a realização de uma tomografia computadorizada para uma melhor análise óssea e eventuais calcificações ou gás no disco.

  • Através dos raios-x é possível determinar a presença do famoso ‘bico de papagaio’.
  • Através da ressonância magnética, pode-se determinar a presença de uma hérnia discal e os lugares onde as raízes nervosas podem estar sendo comprimidas.
  • Através da tomografia computadorizada é possível verificar e avaliar a anatomia óssea da coluna vertebral, mostrando o espaço disponível para as raízes nervosas dentro do canal vertebral e do forame neural.

O tratamento

Depois de uma completa avaliação o médico indicará a melhor forma de tratamento para a doença degenerativa do disco , lembrando que essa avaliação é feita de forma individual, variando de paciente para paciente.

Mas, no geral, para os pacientes com evidente compressão da raiz nervosa com sinais de fraqueza muscular, o mais recomendado são as terapias não-cirúrgicas conservadoras, que compreendem o uso de medicação, repouso, exercícios e fisioterapia assistida.

Caso o tratamento com a terapia não-cirúrgica conservadora não apresente resultados, pode ser indicado uma intervenção cirúrgica para tentar solucionar o problema.

Dr. Fernando Sanchez

Ortopedista Especialista em Coluna em São Paulo

  • Médico pela Faculdade de Medicina (FM) da Universidade de São Paulo (USP);
  • Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia pelo Instituto de Ortopedia e Traumatologia (IOT) do Hospital das Clínicas (HC) da FM-USP;
  • Médico Preceptor dos Residentes do IOT-HCFMUSP e da Graduação da FM-USP;
  • Médico Contratado Hospital Israelita Albert Einstein;
Agendar Consulta
A dor lombar crônica pode afetar seu dia a dia e limitar seus movimentos. Descubra suas causas, sint
Por Dr. Fernando Sanchez 11 de fevereiro de 2025
A dor lombar crônica pode afetar seu dia a dia e limitar seus movimentos. Descubra suas causas, sintomas e as melhores opções de tratamento com Dr. Fernando Sanchez, ortopedista especialista em coluna.
Sofrendo com dor lombar persistente, formigamento ou fraqueza nas pernas? Saiba tudo sobre hérnia de
Por Dr. Fernando Sanchez 22 de janeiro de 2025
Sofrendo com dor lombar persistente, formigamento ou fraqueza nas pernas? Saiba tudo sobre hérnia de disco lombar, seus sintomas, causas e as melhores opções de tratamento com Dr. Fernando Sanchez, ortopedista especialista em coluna.
Dor Lombar Crônica: Entenda as Causas e Descubra Tratamentos em São Paulo
Por Dr. Fernando Sanchez 26 de setembro de 2024
Explore as causas da dor lombar crônica e conheça os tratamentos disponíveis em São Paulo com o Dr. Fernando Sanchez, especialista em coluna, para aliviar a dor e melhorar sua qualidade de vida.
Tratamento Avançado para Hérnia de Disco Cervical: Sintomas, Causas e Soluções
Por Dr. Fernando Sanchez 17 de setembro de 2024
Dr. Fernando Sanchez, especialista em coluna em São Paulo, oferece uma visão abrangente sobre o tratamento da hérnia de disco cervical, seus sintomas, causas e métodos de tratamento eficazes.
Tratamento Eficaz para Hérnia de Disco Lombar: Sintomas, Causas e Soluções
Por Dr. Fernando Sanchez 15 de agosto de 2024
O Dr. Fernando Sanchez, especialista em coluna em São Paulo, oferece um guia abrangente sobre tratamento da hérnia de disco lombar, abordando sintomas, causas e soluções personalizadas.
Hérnia de Disco Lombar - Sintomas e Tratamento em São Paulo
Por Dr. Fernando Sanchez 10 de junho de 2024
Descubra como diagnosticar, prevenir e tratar a hérnia de disco lombar com o Dr. Fernando Sanchez, ortopedista e cirurgião de coluna, que aborda tudo o que você precisa saber sobre essa condição comum.
Compreendendo a Cirurgia para Correção da Escoliose
Por Dr. Fernando Sanchez 30 de agosto de 2023
Entenda a complexidade e os benefícios da cirurgia de correção da escoliose, um procedimento ortopédico que visa alinhar a coluna vertebral e melhorar a qualidade de vida do paciente.
A Jornada de um Procedimento Urgente: Entendendo a Hérnia Cervical
Por Dr. Fernando Sanchez 16 de agosto de 2023
Acompanhe um relato detalhado de uma cirurgia urgente de hérnia cervical, do diagnóstico à recuperação do paciente, incluindo imagens do procedimento.
Será que o levantamento terra prejudica a sua lombar ou é normal sentir alguma dor na região?
Por Dr. Fernando Sanchez 14 de agosto de 2023
É normal sentir dor na lombar durante o levantamento terra? O levantamento terra pode ser usado justamente para estabilizar a musculatura da coluna e evitar ou melhorar as dores na lombar.
17 de julho de 2023
Treino de força é muito mais do que benefício estético! Descubro outras vantagens de praticar o treino de força.
Mais Artigos
Share by: