A escoliose idiopática é dividida em quatro tipos:
Apesar de diversos estudos acadêmicos, a escoliose idiopática não possui causas definidas.
Cada paciente é único, o que significa que cada caso precisa ser analisado pontualmente. Alguns pontos a serem pensados são:
A escoliose idiopática não tem sintomas visíveis para os dois primeiros tipos (infantil e juvenil) até que a curva progrida de maneira significativa.
A primeira queixa é quando os pais notam que a criança na fase dos 3 até os 9 anos de idade possui um ombro mais elevado que o outro ou que suas roupas ficam desiguais no corpo, ou seja, desalinhadas.
Além desses dois pontos, é importante observar:
O diagnóstico é feito por um médico ortopedista especializado em coluna.
Responsável por fazer um estudo clínico do paciente, o profissional solicita uma bateria de exames para detectar o problema e o grau da curvatura em que esse paciente está, para iniciar o tratamento mais indicado.
Após a constatação da escoliose idiopática e o seu grau de curvatura, o médico ortopedista vai iniciar o tratamento de acordo com o seu paciente, que é único.
O aspecto-chave é fazer com que o desvio pare de evoluir e não cause mais dores e impossibilidades ao paciente.
Dependendo do caso, o especialista adotará alguns vieses, que podem ser:
Muitos pacientes não sabem dos grandes riscos que existem quando não tratam a escoliose idiopática.
Alguns problemas mais graves podem surgir em pacientes, como a síndrome obstrutiva pulmonar, uma insuficiência cardíaca e até a redução da função respiratória.
Apenas um médico ortopedista especializado pode indicar a prática cirúrgica.
Cada caso precisa ser analisado criteriosamente para a definição de um procedimento cirúrgico.
Análises como as descritas abaixo devem ser levadas em consideração:
A cirurgia, muitas vezes, pode ser o único caminho. Pacientes em níveis muito elevados tendem a ser submetidos a uma intervenção cirúrgica.
Com o avanço da tecnologia, cada vez mais as cirurgias são menos invasivas e suas recuperações mais rápidas.
Se você acredita que tem escoliose idiopática, ou já tenha sido diagnosticado, e sofre com os sintomas, procure um ortopedista especialista em coluna para melhor entendimento do seu caso!
Dr. Fernando Sanchez é Médico Ortopedista formado pela Faculdade de Medicina da USP e especialista em cirurgias e tratamentos específicos da coluna vertebral.
Rua Cubatão, 86 - Paraíso
4º andar - CJ 404
São Paulo
SP, 04013-000
Dr. Fernando Barbosa Sanchez | CRMSP 168375 RQE 76647 | Este site obedece as orientações do Conselho Federal de Medicina e do Código de Ética Médica, que proíbe a apresentação de fotos de pacientes, resultados ou procedimentos. As informações nele contidas podem variar conforme cada caso e representam apenas uma ideia genérica do atual estágio das técnicas apresentadas, não substituindo, em hipótese alguma, uma consulta médica tradicional e muito menos representando promessas de resultados.