A escoliose é uma curvatura anormal da coluna para um dos lados do tronco, e pode ser classificada em:
A escoliose congênita está classificada como estrutural, por ser causada pela má formação das cartilagens de crescimento das vértebras ou pela fusão das costelas durante a gestação ou ainda nos recém-nascidos.
Esse tipo de malformação pode também ser causada por distúrbios neuromusculares, a exemplo de distrofias musculares e paralisia cerebral.
Esse tipo de deformidade pode ser detectado mesmo antes da criança nascer, entre a 3ª e 8ª semana de gestação (período este que se trata da formação e segmentação da coluna vertebral). Em alguns casos, somente será perceptível após o nascimento.
A escoliose congênita é uma falha no desenvolvimento da vértebra e normalmente está associada a malformações em outros órgãos, como o coração, os rins, o esôfago etc.
Essa deformidade nas vértebras pode ser dividida basicamente em três tipos:
Não existe um lado exato em que essa deformidade se apresente. Ela pode estar em qualquer parte da coluna vertebral.
Seu diagnóstico é feito por um médico especialista em coluna, que solicitará uma bateria de exames, como:
O paciente será avaliado em um todo, sua coluna de frente, de costas e lateral.
O principal aspecto a ser analisado é o grau da curvatura e possíveis lesões nos discos e articulações.
Após a análise dos laudos, o médico especialista definirá qual grau da escoliose congênita o paciente tem e quais os próximos passos.
Por existir uma grande variedade de anormalidades que são normalmente encontradas, o tratamento é complexo.
Cada paciente é único e precisa ser analisado a fundo antes de qualquer intervenção, seja ela cirúrgica ou não.
Para avaliar se o caso do paciente é cirúrgico, o médico especialista avalia:
Para que o quadro não evolua, existem boas práticas que podem ser adotadas, como:
Cada vez mais as pessoas buscam hábitos e estilos de vida mais saudáveis. E para te ajudar a evitar crises de dor nas costas, separamos algumas boas práticas que você pode adotar no dia a dia.
Se você sofre com alguma dor, ou conhece alguém que tem escoliose congênita, e tentou alguma dessas dicas acima, procure um especialista em coluna para uma bateria de exames.
O diagnóstico precoce favorece um tratamento mais rápido e efetivo.
Dr. Fernando Sanchez é Médico Ortopedista formado pela Faculdade de Medicina da USP e especialista em cirurgias e tratamentos específicos da coluna vertebral.
Rua Cubatão, 86 - Paraíso
4º andar - CJ 404
São Paulo
SP, 04013-000
Dr. Fernando Barbosa Sanchez | CRMSP 168375 RQE 76647 | Este site obedece as orientações do Conselho Federal de Medicina e do Código de Ética Médica, que proíbe a apresentação de fotos de pacientes, resultados ou procedimentos. As informações nele contidas podem variar conforme cada caso e representam apenas uma ideia genérica do atual estágio das técnicas apresentadas, não substituindo, em hipótese alguma, uma consulta médica tradicional e muito menos representando promessas de resultados.